fbpx
Escolha uma Página

Usadas desde sempre no tratamento de alguns sintomas (e até doenças!), as plantas medicinais são consideradas uma mão na roda quando se fala de tratamento caseiro. Quem nunca tomou um chazinho anti-gripe ou fez uma compressa daquelas para enxaqueca? Nós reunimos algumas plantinhas que você pode ter no quintal e são fáceis de cultivar. Vale ressaltar que sempre é importante consultar o médico para verificar quaisquer sintomas atípicos. 

Ah, este post também é baseado em experiências pessoais com as plantas medicinais para ter no quintal!

Hortelã 

Ótimo para digestão, enjoo e dores de cabeça e problemas respiratórios. Calmante, suas folhas são comumente utilizadas em chás por infusão e, também, para inalação. 

Camomila

Falar em camomila é falar em dormir bem! O uso das flores desta erva é altamente calmante, utilizada para amenizar situações de estresse e ansiedade, além de ser bom para digestão.

Alecrim

Relacionado à alegria, o alecrim é uma planta energizante para aqueles dias em que você se sente mais indisposto – para esses casos, pode ser usado como saborizante para água. É usado para equilibrar a pressão arterial e, também, para amenizar cólicas menstruais.

Erva-cidreira

Xô, TPM! Isso porque a erva-cidreira é ótima contra cólica e gases, além de promover sentimentos de tranquilidade. Essa plantinha também pode ser tomada como chá antes de dormir, porque tem efeito calmante e pode ser usada para melhorar a qualidade do sono.

Babosa

Essa é aquela planta que as avós costumavam a passar em todo machucado. A babosa tem efeito antisséptico e cicatrizante, sendo ótimo para queimaduras e picada de insetos! Altamente hidratante, também pode ser utilizada para hidratar a pele ou os cabelos. 

Boldo

Ótimo para a digestão, o chá de boldo também é usado como anti-inflamatório! Normalmente é utilizado contra ressaca, ele melhora o desempenho do fígado. Ah, sabe aquela ânsia de vômito ou gastrite? Chá de boldo nelas!

Erva doce

A erva doce, como o próprio nome diz, tem um sabor adocicado. A erva é indicada para o tratamento de dores de cabeça, gastrite, gases e inchaço. O chá pode ser feito com as flores ou sementes.

Ora-pro-nobis

Não precisa ser chá! O ora-pro-nobis pode ser usado em farofas e outros preparos de alimentos. É rico em fibras, proteínas, com propriedades anti-inflamatórias e é por tudo isso que essa planta tem se popularizado cada vez mais.

Manjericão

Contra aqueles dias de cansaço, água saborizada com manjericão pode ser uma boa pedida! Também é ótimo contra mau hálito e ajuda no alívio de dores, além de ficar uma delícia em receitas. 

Gengibre

Conhecido como antibiótico natural, o gengibre tem inúmeros benefícios. É “tiro e queda” contra gripes e resfriados, dores de garganta e diurético (ótimo para desintoxicar o corpo). Pode ser usado em chás, receitas e, também, águas saborizadas. 

Qual dessas plantas é a sua favorita? Conta para gente!