Escolha uma Página

O lar do seu cavalo também merece atenção especial: o espaço precisa ser arejado e confortável para evitar estresse, afinal, uma noite mal dormida e difícil acesso à alimentação pode deixar qualquer um irritado, e com os animais não poderia ser diferente. Então, dê uma olhada nessas dicas sobre o que ter em um estábulo.

Baia espaçosa

Seu cavalo deve ter espaço para circular, por mais que ele fique em um local aberto durante o dia todo. Estar em um ambiente confortável é positivo para a rotina dele, por isso, pense em um espaço de no mínimo 16 m² ( 4 m por 4 m) para evitar agitação. 

Iluminação e ar naturais

Para economia de gastos e também para o bem-estar dos cavalos, procure manter pontos para a entrada de iluminação natural. As luzes artificiais podem ser usadas apenas para tratar os animais à noite e não precisam ser mantidas acesas durante o período noturno.

Também é importante se certificar de que o estábulo conta com passagens de ar naturais e proteção para evitar a entrada de bichos indesejados. 

Cochos 

Não é necessário dizer que alimentação é superimportante, né?! Por isso, posicione suportes para comida e água a pelo menos 30 centímetros do piso. Lembre-se de limpar o cocho diariamente e manter a água fresca. 

Portas dois segmentos

As portas duplas são indicadas para os estábulos, porque, assim, os cavalos podem colocar a cabeça para fora, aumentando seu espaço, de certa forma, e colaborando para seu conforto.

Pisos 

Os pisos podem ser sintéticos, como borracha, ou de cimento com serragem por cima para que a pisada seja mais macia. Não é indicado deixar terra natural, porque isso possibilita contágio, em caso de riscos.

Com todas essas dicas, seus cavalos estarão mais protegidos e seguros para uma rotina confortável e sem estresse.