fbpx
Escolha uma Página

Para os amantes de animais de grande porte, os cavalos são companheiros fiéis, capazes de despertar um amor gigante e uma parceria duradoura, já que a expectativa de vida desses bichos é de 25 a 30 anos. Se você está pensando em adquirir um equino, confira essas sugestões importantes.

Despesas

Os cavalos são animais caros e seu valor pode variar entre 5 mil e 100 mil reais, de acordo com a raça e  seu uso – lazer, esporte ou serviço (desconfie se estiver com um preço muito baixo). Além do custo inicial, é preciso ponderar as despesas futuras: espaço, alimentação, saúde, limpeza, etc. 

Se você tiver um sítio ou uma fazenda, tenha certeza de que há espaço suficiente para o cavalo circular durante o dia e um estábulo para descansar à noite. Também é possível deixar o cavalo em um haras, onde haverá um pessoal especializado para cuidar dele por um valor mensal. Mesmo assim, você será responsável por arcar com os gastos de alimentação e saúde.

Raças e suas particularidades

Sabendo o motivo pelo qual você precisa de um cavalo, é mais fácil escolher a raça. O ideal é optar por um cavalo dócil, que se adapte bem às suas necessidades. O Brasil conta com uma variedade de raças de cavalos nacionais, já bem adaptados para determinadas funções. As raças brasileiras adequadas para serviços, como auxiliar a tocar o gado, se caracterizam por sua boa habilidade de frear, velocidade e força. As raças são: Pantaneira, Crioula, Nordestina e Marajoara.  

Já para os esportes, as raças mais indicadas são a Mangalarga e o Brasileiro de Hipismo. Essas raças são conhecidas por sua velocidade e docilidade. O Mangalarga também se caracteriza por sua marcha trotada. 

Para o lazer, as raças recomendadas são a Mangalarga Marchadora, Campeira, Campolina e Piqueira. Elas são populares por andarem em média velocidade, o que se chama de marcha de tríplices apoios definidos. Essa característica confere ao cavaleiro mais segurança e tranquilidade para passeios de média a longas distâncias. 

Cuidados

Cavalos não comem só ração, eles também precisam de feno, capim verde, cereais (como milho, cevada ou aveia) – ou seja, uma dieta balanceada com carboidratos estruturais, carboidratos não-estruturais, gorduras, vitaminas, minerais e proteínas, além de muita água: eles precisam beber entre 5 e 15 litros de água por dia. O ideal é manter constante acesso à água limpa e fresca.

É importante, também, que seu cavalo passe por um check-up inicial do veterinário para entender as necessidades da raça e quais os cuidados necessários para manter sua saúde em dia, como vacinas, remédios, tempo de repouso após suas atividades, etc. Também é importante que seu cavalo esteja com ferraduras, para evitar infecções e danos ao casco. No mercado, vários tipos de ferraduras de materiais diferentes.

Além de tudo o isso, os cavalos precisam de amor e atenção. É fundamental que o dono estabeleça uma relação de confiança, por isso, é relevante fazer visitas regulares e passeios regulares, dar banho e ter momentos de carinho.