Escolha uma Página

O suor nos pés é completamente normal e algumas pessoas podem senti-los mais do que as outras – isso varia de acordo com cada um. Há fatores que podem ser determinantes para isso, como a ação hormonal durante a puberdade ou a menopausa, estresse ou estações do ano. Além de ser incômodo, o suor em excesso pode fazer com que os pés escorreguem dentro dos calçados e, também, causar o temido chulé.  

O chulé, ou a bromidose plantar (nome científico), é decorrente das bactérias que consomem o excesso de suor concentrado nos pés e acabam deixando aquele cheirinho ruim. O indicado é consultar um médico para obter o tratamento específico para você, mas existem algumas dicas que podem de ajudar a amenizar a situação.

Lave bem os pés  

É simples, mas é fundamental: dar uma atenção especial na lavagem dos pés ajuda a reduzir o odor. É importante focar, em especial, na região os dedos, pois ali é onde ocorre a maior concentração de suor. 

Use meias adequadas 

Os materiais sintéticos abafam os pés, o que acaba resultando em mais acúmulo de suor e, por consequência, mau cheiro. As meias de fibra de algodão e de bambu são as mais indicadas por deixarem os pés respirarem mais. 

Atenção aos calçados

Alguns materiais causam mais suor do que outros, pelo mesmo motivo que as meias. Opte por sapatos de couro ou lona sempre que tiver a oportunidade. No verão, o mais indicado é utilizar calçados abertos como sandálias ou chinelos. 

Repetir o calçado por dias seguidos também deve ser evitado. Ao tirar o sapato, procure deixá-lo em locais arejados para pegar um ar e não o guarde em ambientes sem a entrada de luz.

Soluções indicadas

Em farmácias, é possível encontrar sabonetes antissépticos, que ajudam a eliminar as bactérias causadoras do chulé – alguns, inclusive, até podem reduzir a quantidade de suor. Talcos especiais para os pés também auxiliam na diminuição do odor, bem como desodorantes feitos especialmente para isso.

Soluções naturais

Alguns banhos de chá também podem ser de grande ajuda. Ervas como o alecrim, camomila e chá preto podem ser usadas para banhar os pés e reduzir a quantidade de suor.