fbpx
Escolha uma Página

As plantas são muito sensíveis, especialmente no inverno quando acabam sofrendo mais com os danos causados pelas baixas temperaturas. Na região Sul do país, onde o inverno é mais rigoroso, os cuidados devem ser redobrados, especialmente por causa da alta incidência de geadas.

A geada ocorre quando o orvalho congela e isso significa que as plantas ficam cobertas por essa fina camada de gelo e são queimadas. Saiba como proteger a plantação no inverno.

Por que proteger as plantas

É importante proteger as plantinhas e deixá-las com o amparo ideal para sobreviverem ao frio. A maioria das plantas aguenta até 10º C desprotegidas. Se as temperaturas forem muito baixas e a plantação estiver descoberta, o estrago pode afetar o caule ou tudo o que foi cultivado. Algumas plantas têm mais necessidades de proteção do que outras, por isso, vale fazer uma pesquisa específica sobre cada uma delas.

Quando regar

Como o frio diminui a quantidade de água que evapora, o acúmulo de umidade do solo é maior. Por isso, o ideal é regar as plantas somente quando a terra estiver seca. Uma dica é fazer a rega pela manhã para que esteja seco durante à noite e também evitar a proliferação de fungos. 

Quando regar, tente colocar água diretamente na terra e não nas folhas para não queimá-las.

Qual tipo de adubo escolher

É importante manter a plantação adubada desde quando as temperaturas começarem a cair: no outono ou no começo do inverno. Opte por adubos com boa procedência, ricos em potássio e fósforo e pouco nitrônio – por ser um estimulante de crescimento.

Como proteger a plantação

Para cobrir as plantas, é preciso tomar cuidado para que o abrigo não encoste nas folhas ou em galhos mais fracos para não pesar, amassar ou danificar as folhas – por isso, utilize estacas ou outras maneiras de sustentar o material que será utilizado. Uma boa opção pode ser utilizar lençóis, lonas, plástico bolha.