Escolha uma Página

As árvores também podem ser invadidas por fungos por causa de condições externas ou apenas porque também são vulneráveis a isso. Portanto, é importante acompanhar o desenvolvimento das árvores e prestar atenção em possíveis sintomas, como pintas, manchas, cor ou crescimento fora do comum. Saiba como prevenir e tratar fungos nas árvores.

Solo adubado

Um dos segredos é usar adubos com frequência para que o solo esteja sempre saudável, afinal, ele é um dos principais responsáveis por levar nutrientes para o restante da planta. Claro que os fungos podem ter diferentes causas, mas um solo bem tratado diminui os riscos de contaminação. 

Bicarbonato de sódio

Essa é uma receita para alguns tipos de fungos, como míldio (manchas claras nas folhas), bolor, pinta preta ou algumas espécies de cogumelo. A receita é simples: misture 1 colher de chá bicarbonato de sódio em um litro água. Você pode borrifar na planta e isso ajuda a parar a proliferação dessas doenças.

Chá de alho

Além de fungicida, o chá de alho ajuda a afastar fungos. Você pode usar essa receita mensalmente ou utilizar assim que as manchas do míldio aparecem nas folhas. O segredo é usar 3 cabeças de alho raladas (ou amassadas) e coloque em um recipiente de vidro com água quente. Depois, é só coar e borrifar na planta. 

Suco de hortelã com melissa e gengibre

Essa mistura também ajuda a manter a árvore longe de fungos e o ideal é aplicar o suco em um borrifador em dias ensolarados. Bata melissa, gengibre, hortelã e água no liquidificador e coe.