Escolha uma Página

Há calçados que nós gostamos e há aqueles que amamos. Seja qual for o sentimento, sempre queremos que eles durem mais e estejam  bem conservados. Para que nossos pés estejam vestidos com muito estilo, separamos algumas dicas bem importantes para seguir na hora da limpeza para quem quer manter as botas com “cara de nova”. 

Cada material exige cuidados diferentes, por isso é preciso ficar atento porque se houver muito atrito na hora de limpar o tecido pode ficar danificado.

Couro

O couro é um pouco chato porque ele não combina com uma grande quantidade de água. O ideal é limpá-lo com um pano umedecido bem macio, como a flanela, por exemplo, e esfregar com cuidado para remover a sujeira. Esse tipo de limpeza serve também para o couro sintético

Uma dica bem legal é utilizar produtos que ajudem a impermeabilizar o couro natural, como graxas próprias para isso. 

 

Camurça

A camurça é um material muito fácil de manchar, por isso, a melhor maneira de fazer a limpeza é com uma escovinha com cerdas macias, esfregando sempre na mesma direção. O contato com a água pode aumentar ou criar uma mancha que antes nem existia, então é melhor evitar. Para o solado utilize uma escovinha com cerdas mais duras, ajudando a remover a sujeira de uma forma mais eficiente

O que fazer se a bota molhar

Caso aconteça de a bota ficar molhada, o ideal é deixá-la longe do sol, porque ele pode acabar ressecando o couro ou estragando a camurça. Prefira locais com ventilação natural e sombra.

Como evitar cheiro ruim

Para evitar odores na parte interna das botas, é bom guardá-las em lugares onde haja passagem de ar, usar sempre meias limpas e deixar que elas “descansem” entre um dia de uso e outro.