fbpx
Escolha uma Página

O couro comum exige cuidados especiais e é bem importante manter uma limpeza constante para ter um calçado com longa durabilidade. Dois itens relevantes para qualquer dono desse tipo de calçado: escova de cerdas macias e pano de flanela. Pronto? Então vamos aprender a limpar calçados de couro.

Depois da compra

De começo uma dica importante: invista num impermeabilizante. Assim, a vida útil do seu calçado será mais longa e evitará que ele pegue umidade com facilidade. 

Como limpar

O couro não pode ser molhado, mas você pode usar um pouco de água com sabão neutro, de coco ou algum produto específico para o material. Use um pano umedecido macio com essa mistura, como a flanela, ou uma escova de cerdas macias para limpá-lo. Retire os excessos do produto com outro paninho, seco desta vez, e deixe secar em locais arejados, sem o contato direto com o sol.

Se precisar limpar os cadarços, remova-os e faça a limpeza separadamente. Ah, as pomadas para couro ajudam a evitar o ressecamento! 

O que fazer se o calçado estiver molhado

Se você molhar o calçado, coloque-o para secar em um lugar com sombra. Não o deixe para secar perto de aquecedores ou secadores de cabelo, porque o calor pode danificar o material. Se precisar, coloque folhas de jornal por dentro para absorver a umidade.

O couro nobuck precisa de outros cuidados especiais, que você confere em outro post!