fbpx
Escolha uma Página

A prática de criar coelhos se chama cunicultura e é uma atividade considerada barata, devido aos baixos custos de instalação e ocupar pouco espaço. Além disso, os animais dóceis podem ser criados para servirem de animais de estimação, venda para a utilização para produção de vestuário e para a indústria farmacêutica. Como criar coelhos: saiba tudo sobre a criação desses bichinhos.

Local ideal

O coelhário pode ser instalado em pequenas áreas, como garagens, com gaiolas grandes o suficiente para comportar a raça escolhida. Tenha certeza de manter o espaço sempre limpo e arejado, para evitar a transmissão de doenças, afinal, coelhos são muito sensíveis.

É importante garantir de escolher um lugar silencioso e iluminado, porque os coelhos se estressam com muito barulho e, também, deixe o bebedouro e comedouro sempre bem cuidados.

Com quantos coelhos começar

Os coelhos se reproduzem rápido, por isso, não é preciso ter muitos logo no começo. 1 macho é o suficiente para 10 fêmeas. A gestação dura em média 30 dias, com cerca de 8 filhotes por vez e ela pode pegar cria entre 3 e 5 vezes ao ano. 

Alimentação

É possível alternar a alimentação entre vegetais e ração. Os coelhos podem comer milho, trigo, aveia, além de talos, por exemplo.

Qual raça escolher

Segundo um artigo do Cursos CTP, os coelhos variam de tamanho de acordo com as seguintes classificações: 

– Os coelhos gigantes pesam mais de 5 quilos

– Os coelhos médios pesam entre 4 e 5 quilos

– Os coelhos pequenos pesam até 4 quilos

– E os mini coelhos, que são os de estimação, pesam até 2 quilos

Pensando em adotar essa ideia? Esperamos que nossas dicas tenham ajudado!